PUBLICIDADE

mutirao-agora-tem-especialistas-faz-mais-de-mil-cirurgias-em-todo-pais

Lei pode dar mais agilidade a transplante de órgãos em Minas
Normas criadas na ALMG tratam de tarifas de pedágio e do passe livre para transporte de órgãos. Na edição desta quinta-feira (31/7/25) do Diário Oficial Minas Gerais estão duas normas sancionadas pelo governador Romeu Zema que alteram a Lei 12.219, de 1996, sobre a delegação de serviços públicos.

A nova Lei 25.408 busca garantir mais agilidade no transplante de órgãos. Para tanto, determina passe livre nas praças de pedágio para veículos oficiais, diplomáticos, policiais e ambulâncias de hospitais, clínicas e empresas médicas do Estado.

Com a mudança, os veículos de transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano destinados a transplante, ficam equiparados a ambulâncias. Identificados com alarme e iluminação, os veículos, assim como aqueles com a finalidade de socorro de incêndio, salvamento e de polícia, poderão ter gratuidade das tarifas.

O deputado Noraldino Júnior (PSB) apresentou o PL 3.220/16, que deu origem à norma.

A outra é a Lei 25.412, oriunda do PL 278/19, do deputado Arlen Santiago (Avante), que visa obrigar a divulgação dos valores arrecadados com os pedágios. Dessa forma, o concessionário deverá publicizar trimestralmente valores auferidos, preferencialmente em meio eletrônico.

Caberá ao poder público decidir acerca da conveniência da aplicação da determinação nos contratos já em curso.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH