Nova diretoria do Sinapro-MG assume com foco em protagonismo nacional
Posse da diretoria do Sinapro apresenta projetos inovadores para a propaganda mineira
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG) apresentou, em almoço realizado nesta terça-feira (16), a nova diretoria para o triênio 2026/2028. Na solenidade, o presidente reeleito, Gustavo Garcia de Faria (foto), deu posse aos diretores, fez um balanço dos últimos três anos e anunciou as principais frentes de atuação para 2026.

A entidade passa a integrar, ao lado da Fenapro, o recém-estruturado Sistema Nacional das Agências de Propaganda, adotando o nome Sistema Nacional das Agências de Propaganda – Capítulo MG. Segundo Gustavo Faria, “a mudança é porque evoluímos, com mais integração, mais relevância nacional com articulação e mobilização regional, e que vai fortalecer cada vez mais todos os mercados”.
Os números apresentados reforçam o peso econômico do setor no Estado. Minas Gerais conta hoje com cerca de 300 agências ativas, responsáveis por mais de 6 mil empregos diretos e um faturamento estimado em R$ 1,85 bilhão neste ano, com previsão de atingir a casa dos R$ 2 bilhões em 2026.
No balanço da gestão, Gustavo destacou a realização de eventos como Road Show, Transforma, Identidades e Cannes Lions, que serão mantidos e ampliados na próxima gestão. Outra iniciativa anunciada é o Prêmio Minas de Comunicação, criado para reconhecer e valorizar os melhores trabalhos da propaganda mineira.
Um dos eixos centrais da nova diretoria será o incentivo para que grandes marcas nacionais e regionais invistam em agências locais. Como exemplo, Gustavo citou a decisão recente da Drogaria Araújo, gigante do varejo, de contratar uma agência mineira. “Isso mostra que a empresa reconhece a capacidade das agências mineiras em fazer comunicação. O Sinapro trabalha intensamente com as grandes marcas, com o objetivo de contratarem as nossas agências”, afirmou.
Entre os projetos estruturantes, está a vinda de uma unidade regional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) para Minas Gerais. “Essa unidade regional será importante para que os nossos anunciantes possam conversar primeiro com o mercado mineiro, para fortalecer a identidade da nossa propaganda”, explicou o presidente.
Outro destaque da agenda 2026/2028 é o projeto PUBLI-CIDADES, desenvolvido em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Tribunal de Contas do Estado. A proposta é oferecer diretrizes técnicas e de governança para que as prefeituras possam investir com mais segurança em publicidade institucional, ampliando a presença das agências mineiras no interior. A iniciativa pretende apoiar municípios na divulgação de suas vocações turísticas, culturais e econômicas – do terroir mineiro à culinária típica, ainda pouco explorados em campanhas estruturadas.
A busca pela consolidação de uma identidade própria da propaganda mineira foi ressaltada por diversos participantes. Para o CEO do jornal OMetro, Cássio Mota (Na foto com Gustavo Faria), presente ao evento, todas essas ações convergem para recolocar Minas no mapa nacional da criatividade. Segundo ele, o conjunto de projetos “reflete uma busca pela identidade da propaganda mineira, tão premiada, e que vai voltar ao protagonismo nacional com a união dos talentos publicitários mineiros e dos veículos de comunicação”.

No plano institucional, Gustavo Faria defendeu maior articulação política em defesa do setor. “Minas Gerais precisa ter representantes políticos defendendo as causas do mercado da propaganda. Precisamos criar a Bancada da Comunicação na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, o que é essencial para que nossas vozes sejam ouvidas na defesa dos interesses da publicidade mineira”, afirmou.
Nova diretoria – triênio 2026/2028
Diretor-presidente: Gustavo Garcia de Faria
Vice-presidente: Ricardo Melillo Ribeiro Filho
Diretora-secretária: Sylvia Alves Pina
Diretor-tesoureiro: Juliano Torres Sales
Diretorias
Diretor de Assuntos Institucionais: André Vidigal Cavalcanti de Lacerda
Diretor de Relações Externas: Luís Gustavo Campos Leão
Conselho Fiscal
Adriano Buldrini de Souza
Tiago de Oliveira Fonseca
Joelma Matos de Medeiros
Suplentes
Anderson França Campos
Rodrigo Magalhães
Valéria Alves Gomes