Edição 2025 do Festival de Inverno de Sabará joga luz sobre o protagonismo feminino
Evento que acontece desde 2019 promovendo a descentralização da cultura na cidade, leva a sua próxima edição ao Largo Nossa Senhora do Ó, no dia 13 de julho. A programação conta com cortejo de congado, intervenção circense, shows musicais e uma novidade: a feira de artesanato e gastronomia com produtos locais.
No dia 13 de julho, domingo, acontece o Festival de Inverno de Sabará 2025, evento representativo do calendário da cidade, que desde 2019 ocupa diferentes espaços públicos com uma programação artística gratuita e descentralizada. Artistas da música e do circo, além de uma feira de artesanato e gastronomia integram a programação deste ano, que terá como cenário o Largo Nossa Senhora do Ó, onde está localizada a Igreja de Nossa Senhora do Ó, símbolo do barroco mineiro, cartão postal de Sabará. A festa acontecerá das 10h às 18h, com entrada gratuita e acessível a todos os públicos.
O Festival de Inverno de Sabará é realizado pela JH Eventos e tem sido um marco para a cidade desde a sua estreia, em 2019, por sua proposta. Mais do que um festival, a iniciativa busca promover a descentralização da cultura em Sabará, por meio da circulação de uma programação artística de qualidade que, a cada edição, acontece em diferentes locais da cidade. “A proposta é ampliar o acesso à cultura, um bem fundamental para a transformação social e desenvolvimento pessoal, para todos os moradores de Sabará. Por isso, diferentemente de outros eventos que acontecem no município, as atividades do Festival de Inverno ocupam também outras regiões da cidade, além do centro histórico”, explica Jorge Luis Costa, produtor do evento.
O Festival de Inverno de Sabará 2025 tem início às 10h, com a abertura da “Feira Artes, Artesanato e Gastronomia”, com produtos genuinamente sabarenses, como as cerâmicas, os derivados da jabuticaba e da banana, as quitandas, além de diversas opções gastronômicas preparadas por talentos da culinária local. A atmosfera do Festival ganha ainda mais charme com a presença do Empório do Vinho, que irá estacionar sua kombi estilizada no evento para a venda de vinhos, drinks autorais e chopp artesanal.
Neste ano, o evento joga luz sobre o protagonismo feminino nas artes, com uma programação que prioriza o trabalho de artistas mulheres locais e da região metropolitana. A programação artística começa às 11h com apresentação do cortejo de congado realizado pela Guarda Moçambique São José Operário e São Benedito no Reino de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, tradicional em Sabará, composto por crianças, jovens, mulheres e homens cantam e dançam pela preservação e celebração do congado, reconhecido como patrimônio imaterial de Minas Gerais.
O circo também estará presente nesta edição com as intervenções do grupo Calcinha de Palhaça, formado por mulheres e atrizes palhaças da cidade de Contagem, às 13h. Na música, às 14h, a banda Batuque Dagmar, de Belo Horizonte, evoca a força e a sutileza da mulher por meio do samba, e às 16h o grupo de percussionistas Mulheres do Ó de Sabará irá interagir com o público com uma oficina show inédita, que dará o tom da apresentação.
Oficina de dança – As atividades do Festival têm início com uma oficina de dança, que acontecerá entre os dias 7 e 12 de julho, ministrada por Jordan Bryan, dançarino profissional, professor e estudante de Danças Urbanas, focado no Hip-Hop Dance. As aulas serão direcionadas a atender os alunos do grupo de dança da Escola Estadual Professor João Arruda Pinto, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sabará. A proposta é possibilitar aos participantes o aprimoramento das técnicas da dança e fomentar o interesse pelas artes cênicas. Ao final da oficina, o grupo fará uma apresentação no Festival, às 15h.
Acessibilidade – Em 2025, o Festival também inova no formato em respeito à diversidade oferecendo a “Tenda da Acessibilidade”, uma área especialmente planejada e equipada para acolher e proporcionar suporte adequado às pessoas neuro divergentes, cegos, surdos, idosos, mães com bebês e gestantes, pessoas com mobilidade reduzida, garantindo um ambiente seguro, confortável e inclusivo durante todo o evento de rua.
A coordenação do projeto é da Huemara Neves, produção de Jorge Luis Costa Pinto, parceria Encantada Boleria, Empório do Vinho, Prefeitura Municipal de Sabará. Realização JH Eventos, através da Política Nacional Aldir Blanc, Governo do Estado de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Serviço
Festival de Inverno de Sabará 2025
Largo Nossa Senhora do Ó
10h:Abertura da Feira Artes, Artesanato e Gastronomia
11h: Cortejo Congado Guarda de Moçambique de Sabará
12h: Intervenção cênica com grupo Calcinha de Palhaça
14h: Apresentação Musical Batuque Dagmar (samba de raiz)
15h: Apresentação de Dança com Jordan Bryan e convidados especiais da E.E. João Arruda Pinto
16h: Apresentação oficina show Mulheres do Ó (percussão de ritmos brasileiros)
Gratuito, sem a necessidade da retirada de ingressos