Registro de novos médicos cresce 58% em 2025

PUBLICIDADE

mais-medicos-bate-recorde-de-inscritos-com-mais-de-45,7-mil-candidatos

Estudo de demografia médica revela que 90% do total de médicos está localizado nas grandes capitais e revela déficit em regiões mais carentes no interior

Até o final de 2025, o Brasil deverá atingir o total de 635.706 médicos, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil 2025”, coordenado pela Faculdade de Medicina da USP em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Medicina (CFM), representando um crescimento de 58% em relação ao número registrado em 2024. Atualmente, a média é de 2,98 médicos por mil habitantes.

Apesar desse aumento expressivo no número de médicos, o estudo revela que a maior parte das melhores oportunidades de residência médica ainda está concentrada nas grandes capitais, o que resulta no deslocamento de médicos para os centros urbanos. Atualmente, quase 60% dos médicos estão localizados nas capitais, enquanto as zonas rurais e regiões mais carentes continuam enfrentando sérios desafios de cobertura médica, registrando menos de 42% dos profissionais de saúde.

Região Sudeste concentra 55% dos médicos no país, enquanto o Distrito Federal apresenta a maior densidade, com 6,28 médicos por mil habitantes. Em contrapartida, a Região Norte enfrenta um grande déficit, com apenas 1,70 médicos por mil habitantes, representando uma das menores concentrações do Brasil.

“Apesar do crescimento no número de médicos, ainda enfrentamos grandes desigualdades na distribuição desses profissionais. As grandes capitais continuam concentrando a maioria dos médicos, no entanto, regiões como o Norte do Brasil têm uma cobertura muito abaixo do necessário e apresentam um grande potencial de crescimento. A interiorização da formação médica e o aumento do acesso à saúde nessas áreas representam uma oportunidade única de expandir a cobertura e garantir que todos os brasileiros, independentemente da localização, tenham acesso a um atendimento médico de qualidade.”, declarou Matheus Reis, CEO da Back4You.

“Apesar do crescimento no número de médicos, ainda enfrentamos desigualdades na distribuição desses profissionais, com as grandes capitais concentrando a maior parte deles. No entanto, as regiões do interior, especialmente no Norte, apresentam um grande potencial de crescimento, já que ainda não estão saturadas como as capitais. A interiorização da formação médica e o aumento do acesso à saúde nessas áreas representam uma oportunidade única de expandir a cobertura e garantir que todos os brasileiros, independentemente da localização, tenham acesso a um atendimento médico de qualidade”, declara Matheus Reis, CEO da Back4You.

Projeções para o Futuro

Apesar dos desafios, as projeções para o futuro da medicina no Brasil são otimistas. O aumento no número de médicos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à formação de profissionais em regiões carentes são passos importantes para garantir uma distribuição mais equitativa.

Até 2035, o Brasil deverá atingir 1.152.230 médicos, alcançando uma média de 5,25 médicos por mil habitantes. Esse crescimento será impulsionado pela expansão do número de escolas médicas e pela formação contínua de novos profissionais.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH