10ª edição do Descontorno Cultural é celebrada com atrações nas nove regionais de BH
Em dois dias de programação simultânea, mais de 100 artistas das áreas de música, artes cênicas, literatura, audiovisual, artes plásticas, cultura popular e urbana ocupam as regiões da cidade.
Nos dias 30 e 31 de agosto, sábado e domingo, Belo Horizonte se torna palco da celebração da 10ª edição do Descontorno Cultural. Realizada pela Prefeitura em parceria com o Instituto Lumiar, a mostra reúne artistas e público nos Centros Públicos Culturais em nove regionais da cidade, com apresentações artísticas e oficinas nos segmentos de música, artes cênicas, Literatura, Cultura Popular e Tradicional, Cultura Popular Urbana, Artes Plásticas/Audiovisual e ações voltadas para a infância e juventude.
Nesta edição especial, a programação conta com doze horas seguidas de atrações por dia, entre shows, saraus, oficinas, contação de histórias, artesanato, apresentações de dança, performance e teatro, que estarão distribuídas no Centro Cultural Vila Fátima (Centro-Sul), Centro Cultural Alto Vera Cruz (Leste), Centro Cultural Bairro das Indústrias (Barreiro), Centro Cultural Pampulha (Pampulha), Centro Cultural Salgado Filho (Oeste), Centro Cultural Venda Nova (Venda Nova), Centro Cultural Usina da Cultura (Nordeste), Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Noroeste) e Centro Cultural São Bernardo (Norte).
A Mostra Descontorno Cultural surge, em 2013, com o propósito de fomentar e jogar luz sobre o trabalho de agentes culturais e artistas que já atuam nas periferias da cidade e são referência em suas comunidades. Para a Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, a permanência da iniciativa, ao longo desses anos, como política pública, é resultado de uma ação com foco na descentralização. “O Descontorno é uma mostra aguardada a cada edição por toda a cidade de Belo Horizonte e região metropolitana. Foi se tornando, em todos esses anos, um espaço aberto para encontros, experimentações e protagonismo de artistas que estão produzindo nas bordas da cidade. Atravessar tantas edições é resultado da valorização das diversas vozes e expressões artísticas em seus territórios”, destaca.
A presidenta da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca que este ano o evento será ainda mais especial. “O Descontorno Cultural é um encontro celebrativo que valoriza artistas e agentes culturais atuantes nos mais diversos territórios da cidade. Ao longo de dois dias, a força criativa dos Centros Culturais se reúne para oferecer ao público uma programação gratuita, diversa e potente, reafirmando a arte e a cultura como espaços de encontro, partilha e transformação”.
PROGRAMAÇÃO
Para esta edição especial, foram selecionados 41 artistas por meio de chamamento público, como é o caso do duo o “Quintal da Guegué”, que reúne teatro, música e brincadeiras ao narrar o universo do Saci, símbolo de respeito à natureza. Também integram a lista o artista “Tiocapone” – que celebra a cultura negra com músicas do novo álbum e sucessos autorais -, o espetáculo “Mágico Sufoco” – que surpreende o público com ilusionismo, malabarismo, palhaçaria, teatro e dança -, e a “Escola de Samba Unidos dos Guaranys”, importante ponto de encontro cultural e de preservação e difusão do samba na capital.
Foram incorporados à programação, artistas e atividades parceiras ou que pertencem a outras ações da Prefeitura e que, durante o ano, contribuem para a construção de uma programação artística permanente nos Centros Culturais. Entre eles, está o coletivo “Rosas de São Bernardo”, formado por senhoras que, desde 2008, promove a cultura popular nas comunidades de BH, por meio de recitais, contações de histórias e cantigas de roda. Outro destaque é o Show de “Cacá Gualberto”, que traz repertório autoral transitando entre o Reggae, Rap, Mpb, Samba e a Black Music.
Grande referência entre os artistas parceiros dos Centros Culturais, o “Clube do Choro de Belo Horizonte” também está na Mostra deste ano. O Clube foi criado para preservar, divulgar e expandir os espaços para o gênero na capital. Nesta apresentação, no Centro Cultural São Geraldo, “Mestres e Aprendizes” do gênero se reúnem em uma roda aberta ao público.
Também compõem a programação da 10ª edição, artistas selecionados via contrapartida de projetos de Lei Municipal de Incentivo à Cultura, como é o caso da cantora e compositora “Paige”, uma das jovens promessas do pop nacional. Dona de uma voz doce e marcante, a artista mineira transita entre o R&B, o pop e o hip-hop, com composições autorais que expressam suas vivências e afetos.
DESCONTORNO CULTURAL – 10ª EDIÇÃO COMEMORATIVA
A Mostra Descontorno Cultural integra as políticas públicas de acesso, descentralização e formação e busca dar visibilidade, fortalecimento e protagonismo aos trabalhos dos artistas das periferias da cidade, além de celebrar as ações desenvolvidas ao longo de todo o ano nos Centros Culturais municipais. Um verdadeiro instrumento de descentralização das políticas públicas de cultura.
Desde 2013, quando o projeto foi criado, cada edição da Mostra reúne, nas 9 regionais da cidade, atrações gratuitas simultâneas com diferentes linguagens artísticas, voltadas a públicos de todas as idades. O 10º Descontorno Cultural é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar.
SOBRE OS CENTROS CULTURAIS MUNICIPAIS
Os Centros Culturais são equipamentos públicos destinados ao desenvolvimento e exercício dos direitos culturais e à promoção da cidadania a partir de ações nas áreas de formação, fomento, difusão e promoção da leitura, bem como de reconhecimento e valorização da memória e do patrimônio das identidades locais.
Tais ações são estabelecidas por meio de Programas e Projetos em consonância com as diretrizes da descentralização, sustentabilidade e inclusão sociocultural, constantes dos planos nacional e municipal de cultura.
A maioria dos Centros Culturais de Belo Horizonte é fruto do anseio da comunidade que, por meio do Orçamento Participativo (OP), optou pela garantia de seu direito à cultura. Alguns Centros Culturais, estrategicamente localizados, atendem também à população de algumas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, por estarem sempre atentos às especificidades, vocações e pluralidades de seu Território.
SERVIÇO
10ª edição da Mostra DESCONTORNO CULTURAL
30 e 31 de agosto de 2025, sábado e domingo
Mais de 100 atrações
Informações e a programação completa no pbh.gov.br/descontorno
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
30/8, SÁBADO
(REGIONAL NORDESTE)
Centro Cultural Usina de Cultura
(R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)
9h às 22h – Praça de Alimentação
9h às 18h – Mostra Arteiras da Alegria
9h às 18h – Brechó
9h às 10h – Mostra de Curtas Infantis
10h15 – Tem Saci No Meu Quintal, com Quintal da Guegué
13h30 – Muyrakytã – Modelagem em Argila de Amuletos Originários
14h – Raízes de Guiné – arte sensorial e saberes tradicionais
16h – Mãe Ieda Presente! Capoeira, samba de roda e roda de conversa com mestras
18h – Slam Verso Vivo
(REGIONAL OESTE)
Centro Cultural Salgado Filho
(R. Nova Ponte, 22 – Salgado Filho)
14h às 22h – Comida de Quilombo
14h – Elas. Mulheres que Fizeram História
14h30 – Palco Aberto
15h – Aula Show – Mindinho Bateria Mirim
16h às 18h – Rua de Brincar
16h30 – Palco Aberto
17h – Mostra CCSF
17h30 – Contação de História com BPIJ pela Cidade
18h – Maré de Tradições: Memórias Lusitanas em Movimento
19h – Movimento e Poesia
19h30 – Wendel Poeta e Raízes do Sol
21h – Banda Filhos de Elis
(REGIONAL PAMPULHA)
Centro Cultural Pampulha
(R. Expedicionário Paulo de Souza, 185 – Urca)
13h às 20h – Exposição “Eu Soul Black”
13h às 20h – Barracas de alimentação
13h às 20h – Oficina Bordados e Outras Delicadezas
14h30 – Palco Aberto
15h – Ciranda de histórias, brincadeiras e canções
16h – Show Banda Kayajhama
17h – Congado Urca – Tradição Negra na Pampulha
18h30 – Violas do Cerrado. Pra Elas
19h15 – Show Pop Cordel, com Rômulo Tavares
20h – Roda de Capoeira com grupo do Mestre Bentivi e convidados
(REGIONAL VENDA NOVA)
Centro Cultural Venda Nova
(R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários)
10 às 16h – Barracas de alimentação e artesanato
10h – Coral Os Rouxinóis
10h – Encontro de Brinquedos e Brincadeiras com Escola Livre de Artes Arena da Cultura
10h30 – Grupo de Dança Sempre Novas
11h – Construindo seu Brinquedo
12h – Show Família Bat’cundum, música infantil.
13h – Show Rock de Preto com Tiocapone
14h – Show Pulsar Coletivo com Bloco Vejo Flores em Você
15h – Mari Lou canta os sambas do coração
(REGIONAL BARREIRO)
Centro Cultural Bairro das Indústrias
(R. dos Industriários, 289 – Indústrias I)
9h às 20h – Barraquinhas Sabores com propósito
9h – Entre Vozes: um encontro de expressão e afeto
10h – Quando o Barreiro gira: capoeira que conecta
11h10 – Apresentação de Dança + Roda de Capoeira Cabana do Guerreiro
12h às 15h – Show Som que Marca Gerações
14h – Caça ao Tesouro Literário
15h30 – Espetáculo Bullying não se faz
16h15 – Apresentação de Dança Red on Black
16h30 – Apresentação de Dança Ponto a Ponto
17h – Batalha do Cardoso
17h – Forró Pé de Serra como Expressão Cênica para Adultos e Idosos
17h45 – Último Ato: Forró, Ritmo e Alegria!
18h30 – Pocket Show LOP
31/8, DOMINGO
(REGIONAL CENTRO-SUL)
Centro Cultural Vila Fátima
(R. São Miguel Arcanjo, 215 – Vila Nossa Senhora de Fátima)
13h às 21h – Barracas de alimentação
13h às 21h – Exposição “Erês: Guardiões da Alegria” de Anandacola
13h às 21h – Exposição “Expo: Arte”
13h às 14h – Exibições 13º Cinecipó – Festival do Filme Insurgente
13h – Tempo de Brincar: Makambas!
13h às 16h – Pocket Show “A Vida no Gueto”
13h às 16h – DJ Renato Los Santos
13h às 18h – Pintura Murais de Graffiti
14h – Exibição de Curtas 5º Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte
14h – Oficina de Pintura em Tecido com Myla
16h05 – Batucando pelo Morro, com Tico Percussão
16h55 – Segue o Jogo com Cia dos Anjos
17h25 – Show “Esse é Meu Mundo” com Paige
18h25 – Show “Feita de Amor” com Sarah Guedes
19h às 21h – Kiki Favela Ball
(REGIONAL LESTE)
Centro Cultural Alto Vera Cruz
(R. Padre Júlio Maria, 1577, Alto Vera Cruz)
10h – Apresentação de Taekwondo Projeto Itamar
11h – Estórias Cantantes
12h – Dança Afetiva
13h – Eu-Recirque Circo/Reciclagem
14h – Recreação e show de bolhas de sabão gigantes
14h – Show Cacá Gualberto
15h – Show Cantadores do Alto
16h – Roda de Choro com Clube do Choro BH
17h – Show Coletivo – Zona Leste Representa (Setor + Vozes da Periferia BH)
18h – Festa Hits
(REGIONAL NOROESTE)
Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira
(Av. Antônio Carlos, 821 – Dentro do Mercado da Lagoinha)
10 às 18h – Barracas de alimentação
10h às 13h – Arena do Forró
10h às 14h – “Escrita de rua” Letra também é arte
13h – Oficina de Dança Afro-brasileira “Adayeba”
14h – Feira de Poesia: uma vida poética para melhorar a qualidade de vida
15h – Oficina “Roda de Pandeiros: Saberes, Ritmos e Movimento”
16h – Unidos dos Guaranys: há 61 anos o Berço do Samba – Projeto Bateria Show e
Segmentos da escola
(REGIONAL NORTE)
Centro Cultural São Bernardo
(R. Édna Quintel, 320 – São Bernardo)
10h às 18h – Barracas de alimentação
10h – Pele de Muro: Grafite Vivo no Corpo
10h – Apresentação de Zumba
11h – Bora Bolhas
11h20 – Coral de Flautas Arte da Saúde
11h40 – Mágico Sufoco
13h – Rosas do São Bernardo – Tradição, patrimônio, música, dança e histórias
14h – Carimbó com a turma da oficina Encontros para Dançar em diálogo com Saberes Ancestrais
14h30 – Bora Bolhas
14h50 – Coral de Flautas Arte da Saúde
15h30 – Música popular brasileira ao vivo com Elhias Hernandes
16h30 – Gafieira do Birosca
17h20 – Show Roots Natureza e Arte
18h40 – 20 anos de Hip Hop com Daniel CF