Programa Viva Maria destaca mulheres e bioeconomia amazônica

PUBLICIDADE

programa-viva-maria-destaca-mulheres-e-bioeconomia-amazonica

Nesta edição do programa Viva Maria, apresentado por Mara Regia, os ouvintes foram levados a revisitar as celebrações do Círio de Nazaré em Belém, com destaque para a quinzena Mariana, que segue até o próximo sábado, 25 de outubro. O programa também mostrou a exposição na Casa da Vale, que revelou o sucesso da bioeconomia local e apresentou o Café Apuí Agroflorestal, produzido de forma sustentável no Amazonas.

A jornalista Gabriela Sobral Feitosa participou do programa para falar sobre sua pesquisa sobre o Viva Maria, destacando a importância do programa em dar voz às mulheres da Amazônia, incluindo extrativistas, indígenas e quilombolas. Gabriela ressaltou como o trabalho de Mara Regia ajudou a compreender a cultura e as tecnologias ancestrais produzidas por essas mulheres.

O programa abordou ainda o papel do Instituto Cultural Vale na valorização da produção feminina, científica e artística, com destaque para o Museu das Amazônias, que já recebeu mais de 2 mil visitantes em sua primeira semana de abertura. As curadorias do museu incluem mulheres indígenas e especialistas em ecologia e arqueologia, reforçando o protagonismo feminino na produção de conhecimento.

Mara Regia encerrou a edição comemorando quase 45 anos de Viva Maria e reforçando a importância de reunir experiências e trajetórias que ampliem a presença das mulheres na ciência, na cultura e na sociedade. O trabalho de Gabriela Sobral, intitulado “Viva Maria, uma voz em prol das mulheres no rádio”, está disponível para consulta na internet.

Ouça o episódio no player acima. 

9:03

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH