O Vaticano confirmou a participação na Conferência do Clima, em Belém, com dez representantes da Santa Sé.
Nesta semana, no encontro com o presidente Lula, o Papa Leão XIV explicou que não poderia vir para COP30, por causa da programação deste ano de Jubileu. Por isso, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, será o chefe da delegação do Vaticano. Parolin, inclusive, era um dos nomes favoritos no conclave realizado em maio deste ano.
A Santa Sé enviará conselheiros, membros do Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e da Cultura e Educação. A comissão ainda terá os bispos da Arquidiocese de Belém e a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, além de representantes da América Latina, Ásia e África.
Durante a COP30, a delegação da Cúria Romana terá acesso à Zona Azul, restrita para as negociações oficiais.
A Arquidiocese de Belém está em contato com autoridades, para receber os representantes do Vaticano, que ficarão hospedados em uma casa católica de retiros em Belém. Em paralelo à Conferência do Clima, a Igreja Católica vai organizar o programa “Igreja na COP30”.
Serão realizados eventos e atividades de formação e mobilização social em quatro polos na Região Metropolitana de Belém, entre 11 e 16 de novembro.
1:16