Festival Uaimií promove show inédito de Flávio Renegado e a Inconfidentes Jazz Orquestra, em dia de arte e gastronomia no vilarejo histórico de Acuruí
Com programação gratuita e atrações para toda a família, evento no dia 2 de agosto celebra a cultura mineira e impulsiona o turismo na Rota Jaguara.
O charmoso vilarejo de Acuruí, distrito de Itabirito (a 90 quilômetros de Belo Horizonte), será palco do Festival Uaimií, no sábado, dia 2 de agosto. Com uma programação gratuita que se estende das 11h às 20h, o evento foi desenhado para ser uma experiência completa para toda a família: um dia inteiro imerso em boa música, sabores da autêntica cozinha mineira e a paisagem histórica de um dos mais belos tesouros da Estrada Real. A agenda inclui shows, cortejo com artistas circenses, liderado pela tradicional Banda Santa Cecília, concertos, coral, boa gastronomia e muito mais. O evento conta ainda com intérprete de Libras, apostila em braille e monitoria especializada para pessoas com deficiência, reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a sustentabilidade, promovendo encontros transformadores entre pessoas, territórios e tradições.
O festival vai ocupar o centro de Acuruí com dois palcos que vão receber atrações de diferentes ritmos musicais. O ponto alto será a apresentação da Inconfidentes Jazz Orquestra com participação especial do cantor Flávio Renegado, em um repertório de sucessos do cantor e da música brasileira. Artista com atuação nacional, Renegado já se apresentou em festivais como Rock in Rio, colaborou com nomes como Anitta, Emicida, Elza Soares e Samuel Rosa e tem se consolidado como uma das vozes mais relevantes da música nacional contemporânea.
Ao longo do dia, a programação vai contar ainda com Vito Live Act, e sua mistura de discotecagem e improviso em instrumentos como saxofone, flauta e gaita; o Quarteto de Cordas da Casa de Música de Ouro Branco, com um repertório de música clássica e de câmara; o tradicional Coral Canarinhos de Itabirito, que se apresenta dentro da Igreja da Conceição; e ainda um cortejo artístico, liderado pela tradicional Banda Santa Cecília, do distrito de Rodrigo Silva (Ouro Preto) que conduzirá o público em festa pelas ruas de Acuruí.
A gastronomia também é um pilar central do Festival Uaimií. O cardápio fica por conta de cozinheiros da região, que vão trazer pratos e petiscos tradicionais que valorizam a mineiridade, com uso de insumos locais. Estará presente, inclusive, o famoso Pastel de Angu, um prato típico reconhecido como patrimônio imaterial de Itabirito. Também participam as duas principais cervejarias da cidade, a Cervejaria Uaimií e a Cervejaria Acuruí, com rótulos artesanais em diferentes estilos.
Mais que um festival, um movimento pelo turismo na Rota Jaguara
Idealizado pela Uaimií Produções, em coprodução com a Holofote Cultural, o Festival Uaimií é uma iniciativa que vai além do entretenimento: é parte de uma estratégia para fomentar o turismo na Rota Jaguara, destino que conecta as cidades de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto e Santa Bárbara. Com apoio da comunidade local, o evento busca valorizar os atrativos naturais, a produção cultural e os empreendimentos das localidades.
“Escolhemos o nome Uaimií como uma forma de homenagear o nome antigo da região e reforçar nosso compromisso com este território. Por seus atrativos naturais, a Rota Jaguara é muito frequentada durante os meses de verão. Com o Festival, queremos consolidá-la como um destino vibrante o ano todo, celebrando o que tem de mais autêntico: sua história, sua cultura, sua gente e sua natureza exuberante”, explica Normando Siqueira, realizador do projeto.
O evento de 2 de agosto marca o encerramento de um ciclo iniciado ainda no primeiro semestre de 2025, com os chamados “Atos” do Festival Uaimií — ações menores, realizadas nos meses de maio, junho e julho, em diferentes pontos da Rota Turística Jaguara. Cada um dos Atos buscou evidenciar uma paisagem, um atrativo ou um negócio local, conectando arte e turismo de forma sensível e propositiva. O primeiro foi batizado “Choro ao Erudito” e lotou o Restaurante Catana da Serra; o segundo foi uma festa junina na Pousada Mirante do Espinhaço; e o terceiro, em julho, celebrou o jazz e o blues na Cervejaria Uaimií.
Com esse modelo itinerante, o festival atuou como um catalisador da economia criativa regional, gerando visibilidade para os produtores locais e mobilizando a população em torno de uma agenda cultural contínua. Com o sucesso da edição de 2025, a proposta é pelo menos dobrar o número de Atos no próximo ano.
“O Grupo Avante e a Ferro Puro Mineração sabem da importância do papel da empresa em apoiar empreendedores e atividades que potencializam o turismo e fortaleçam a cultura local. O Festival Uaimií atua em todas essas frentes, contribuindo com a economia da região e proporcionando um momento de bem-estar para a comunidade. Estamos felizes em contribuir para a realização deste evento e certos de que ele está alinhado ao propósito da nossa empresa, de cuidar de todas as vidas”, pontua Gilson de Deus, Supervisor Socioambiental do Grupo Avante.
O Festival Uaimií é uma iniciativa da Uaimií Produções em coprodução com a Holofote Cultural. Ele conta com o patrocínio master do Grupo Avante, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Prefeitura de Itabirito, apoio da Associação de Moradores do Acuruí e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Rota Jaguara: vivências autênticas na Cordilheira do Espinhaço
Situada entre os municípios de Itabirito, Rio Acima, Ouro Preto e Santa Bárbara, a Rota Turística Jaguara se destaca como uma das mais promissoras regiões turísticas de Minas Gerais. Cravada na Cordilheira do Espinhaço, o circuito abriga paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras cristalinas e comunidades que mantêm viva a cultura e a hospitalidade do interior mineiro.
Entre os atrativos naturais mais procurados estão a Cachoeira Chica Dona, o Complexo Catana da Serra, a Cachoeira do Rapel, a Cachoeira do Índio, além dos trechos preservados da Serra da Gandarela e da Serra da Capanema, que oferecem trilhas, mirantes e experiências de ecoturismo. A região também é reconhecida pela produção de cervejas artesanais, pela rica gastronomia e por um calendário de festas e manifestações culturais que preservam tradições centenárias.
Com suas vilas encantadoras — como Acuruí, onde acontece o Festival Uaimií — a Rota Jaguara tem se consolidado como um destino para quem busca se reconectar com a natureza, experimentar sabores autênticos e mergulhar na alma de Minas. Ao valorizar esse território, o Festival Uaimií atua como um instrumento de fortalecimento econômico e afetivo, reforçando o turismo sustentável e de base local.
Grupo Avante
O Grupo Avante possui sete anos de história e é composto pelas empresas Ferro Puro Mineração, GSM Mineração, CDB Logística e CDA Logística. Juntas, atuam para a produção de três produtos essenciais para a vida das pessoas: os minérios Sinter Feed, Hematitinha e granulado. O processamento do minério de ferro é feito sem explosivos e a seco, por isso, não há formação de barragens.
A atuação do Grupo está baseada em quatro pilares de sustentação: Pessoas, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade. Todos são vividos, diariamente, por meio da execução de iniciativas próprias que visam contribuir com o desenvolvimento territorial, a capacitação de organizações sociais, a sensibilização e educação ambiental, a realização de doações e apoios locais, e o patrocínio a projetos incentivados nas áreas da Cultura e Esporte nas áreas de atuação do Grupo Avante.
Em 2023, para consolidar sua atuação responsável, o Grupo criou o Programa Avante de Sustentabilidade – PAS, com o objetivo de contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
SERVIÇO
Festival Uaimií
2 de agosto, no centro do distrito de Acuruí – Itabirito (MG)
11h às 20h – Entrada Gratuita
Programação
Palco da Conceição
● 11h00 – Thunder Blues
● 12h30 – Vito Live Act
● 14h00 – Quarteto de Cordas Casa de Música de Ouro Branco
● 15h00 – Vito Live Act
● 16h00 – Coral Canarinhos – apresentação dentro da Igreja da Conceição
● 17h00 – Banda Santa Cecília de Rodrigo Silva
● 17h30 – Cortejo Artístico
Palco do Rosário
● 19h00 – Inconfidentes Jazz Orquestra convida Flávio Renegado