Belo Horizonte recebe concerto inédito da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira em homenagem a Tim Maia
Novo espetáculo da série Ídolos Orquestrados reúne arranjos sinfônicos para canções do inesquecível cantor e compositor. Em cena, orquestra, vozes, balé e teatro dão vida a uma fictícia história de amor que resgata os sucessos do “síndico da MPB”. Espetáculo fará única apresentação na cidade, no dia 1º de outubro, no Grande Teatro SESC Palladium, com entrada franca.
A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira está em turnê nacional e pela segunda vez se apresenta em Belo Horizonte, fazendo agora uma homenagem ao inesquecível cantor e compositor Tim Maia, considerado um dos maiores nomes da MPB em todos os tempos. Com regência do maestro Tiago Padim, o concerto inédito “Ídolos Orquestrados em Tim Maia” reúne orquestra, vozes, balé e teatro, e mais de 40 artistas no palco com idades de 20 a 40 anos. Apresentado no formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, entre outros, o repertório contempla sucessos como “Sossego “, “Azul da cor do mar”, “Gostava tanto de você”, “O descobridor dos sete mares”, “Você”, “Não quero dinheiro (só quero amar)” e “Do Leme ao Pontal”, entre outras canções que fizeram a trilha sonora de diferentes gerações
“Ídolos Orquestrados em Tim Maia” faz única apresentação em Belo Horizonte, no dia 1º de outubro, quarta, às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. A entrada é gratuita mediante a retirada de nas bilheterias digitais divulgadas no Instagram da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira (@orquestrafilarmonicamoderna.br) e da Med Senior (@medseniorbrasil). O evento tem patrocínio da Med Senior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura.
Formada por 45 integrantes de 20 a 40 anos de idade, a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock. A expectativa do maestro Tiago Padim é consolidar o Projeto Ídolos Orquestrados em todo o país. Na primeira edição, realizada em 2024, a orquestra encantou o público do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte com versões orquestradas de clássicos dos Beatles.
Agora, o grupo leva ao palco o repertório do mestre Tim Maia, que ficou conhecido como o “síndico da MPB”, apelido dado a ele por Jorge Ben Jor. “Tim Maia construiu uma obra incrível que atravessa gerações. Gravou canções românticas e dançantes, com muito suingue, negritude e melodias marcantes, daquelas que todo mundo ama cantar junto. Sua voz e presença eram incomparáveis”, afirma o maestro Tiago Padim, que neste projeto conta com um corpo técnico que inclui os artistas Liege Milhioli (direção vocal), Malu Braga e Alana Felix (coreografia), Gabriel Oliveira (orquestração) e Anderson Rosa (texto e direção).
A montagem do repertório, segundo o regente, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Selecionamos 21 músicas consagradas do cantor que tocam fundo no coração das pessoas e que também nos emocionam como músicos”, comenta. “Neste concerto, iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, entre outros. Trazer a obra de Tim Maia para o ambiente sinfônico é um desafio prazeroso e que vai exigir total dedicação por parte da Orquestra”, comenta o regente.
A exemplo dos espetáculos anteriores da Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, a homenagem a Tim Maia também irá contar com número teatral. Os atores vão se apresentar juntamente com o balé a partir de um roteiro fictício preparado especialmente para o concerto. “Será uma história de amor contada ao som de Tim Maia a partir do encontro de um casal que se conhece e se envolve na década de 1990”, adianta o maestro.
“Ídolos Orquestrados em Tim Maia” já passou pelo Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Campinas (SP). Agora segue por Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
FICHA TÉCNICA:
Maestro e produção musical – Tiago Padim Texto e direção – Anderson Rosa Coreografia – Malu Braga e Alana Felix Direção vocal – Liege Milhioli Orquestração – Gabriel Oliveira
SERVIÇO
Projeto Ídolos Orquestrados em Tim Maia, com a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira
1º de outubro (quarta-feira), às 20h
Grande Teatro SESC Palladium
(Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – BH/MG)
Gratuito
Os ingressos serão disponibilizados, gratuitamente, por ordem de retirada, nas bilheterias digitais divulgadas no Instagram da OFMB (@orquestrafilarmonicamoderna.br) e da Med Senior (@medseniorbrasil)