Inpe revela que o Amazonas registrou queda de 80% no número incêndios

PUBLICIDADE

inpe-revela-que-o-amazonas-registrou-queda-de-80%-no-numero-incendios

O Estado do Amazonas alcançou, no ano passado, o menor número anual de focos de calor já registrados em toda a série histórica do sistema atual de monitoramento.

Pela primeira vez, em 23 anos, o total anual ficou abaixo de 5 mil registros. Foram computados cerca de 4.500 focos, de janeiro a dezembro de 2025, apenas 20%, em relação ao ano anterior.

Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e foram divulgados nessa segunda-feira (5), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A Amazônia Legal ocupa nove estados brasileiros, mas o estado do Amazonas possui a maior da área. Entretanto, em 2025, o Amazonas respondeu por apenas 6% do total de focos de calor registrados na Amazônia Legal.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente, o apoio de recursos do Fundo Amazônia e de parceiros internacionais foi decisivo.

A presença do Corpo de Bombeiros alcançou mais de 90% dos municípios críticos. As cidades receberam viaturas, com capacidade para 10 mil litros de água, equipamentos e pessoal.

Já o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas aplicou mais de R$ 30 milhões em multas e embargou quase 240 mil hectares, no ano passado, em doze cidades.

Os principais crimes foram a retirada de vegetação sem licença, uso irregular do fogo, exploração e transporte de madeira sem documentação, abertura de áreas para pastagem e ocupações em áreas protegidas.

1:30

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH