Netanyahu diz que Israel atacou instalações nucleares do Irã
Primeiro-ministro afirmou que principal unidade de enriquecimento de Urânio foi atingida.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel atingiu a principal unidade de enriquecimento de Urânio do Irã em Natanz.
Segundo o premiê, a operação desta quinta-feira (12) prejudicará a infraestrutura nuclear, as fábricas de mísseis balísticos e as capacidades militares do Irã.
Netanyahu disse ainda que Israel atingiu o centro do programa de enriquecimento nuclear iraniano e do programa de armamento nuclear.
De acordo com ele, a operação Rising Lion, direcionada para enfrentar a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel deve durar vários dias. O Ministério dos Transportes israelense afirma que o espaço aéreo do país foi fechado.
O ministro da Defesa, Israel Katz, também havia anunciado os ataques e declarou estado de emergência. A agência de notícias estatal iraniana IRNA relatou que repetidas explosões puderam ser ouvidas em Teerã.
A emissora estatal iraniana Nour News informou que explosões foram ouvidas e que o sistema de defesa aérea do país está em alerta máximo. O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou em comunicado que o país não está envolvido nos ataque de Israel ao Irã.
Contudo, uma autoridade da Casa Branca disse à CNN que o presidente dos EUA, Donald Trump, convocou uma reunião de gabinete enquanto o ataque acontecia.
De acordo com fontes, A reunião deve se concentrar na resposta dos EUA aos eventos em desenvolvimento no Irã, e decisão já havia sido tomada antes dos ataques.
Questionado sobre um possível ataque nesta quinta-feira, Trump disse que “poderia muito bem acontecer” e alertou que a possibilidade de um “conflito massivo” na região poderia ocorrer “em breve”.
Mídia estatal confirma morte de chefe da Guarda Revolucionária do Irã
Dois cientistas nucleares também teriam morrido; Israel classifica ataques como “preventivos” e afirma ter mirado infraestrutura nuclear e alvos militares.
A mídia estatal iraniana confirmou o assassinato do comandante da Guarda Revolucionária do Irã, Hossein Salami, em um ataque israelense. Além de Salami, os cientistas nucleares Fereydoun Abbasi-Davani e Mohammad Mehdi Tehranchi, também estariam mortos segundo e emissora.
Imagens da TV estatal iraniana mostraram fumaça na capital Teerã, após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, disse que Israel declarou estado de emergência. Segundo a autoridade de transportes, o espaço aéreo de Israel foi fechado.
Já a mídia estatal iraniana relatou explosões na capital e afirmou que o sistema de defesa aérea do país está em alerta máximo.
As Forças de Defesa de Israel classificaram o ataque como “preventivo, preciso e combinado”, e que seria uma resposta “à contínua agressão do regime iraniano contra Israel.”
Netanyahu diz que operação contra o Irã continuará por “muitos dias”
Governo de Israel diz que fez ação “preventiva” no território iraniano; ministro da Defesa israelense diz esperar retaliação em futuro próximo
Israel entra em estado de emergência a espera da resposta do Irã
Moradores receberam alerta no celular dizendo que Comando da Frente Interna está colocando país em alerta