PUBLICIDADE

montadoras-apoiam-decisao-que-limita-importacao-de-carros-eletricos

MONTADORA BRASILEIRA LECAR ANUNCIA PLANO NACIONAL DE EXPANSÃO PARA MAIS DE 150 CONCESSIONÁRIAS ATÉ 2026

Modelo de negócios inédito integra lojistas de seminovos, programa de compra programada e rede de executivos para acelerar a presença da marca em todo o país.

A Lecar, montadora 100% brasileira de veículos híbridos flex elétricos, avança com seu plano de expansão comercial e projeta alcançar mais de 150 concessionárias em operação até o final de 2026. O modelo, pioneiro na indústria automotiva, integra a rede de lojistas de seminovos e usados ao ecossistema da marca, reduzindo custos, ampliando capilaridade e acelerando o acesso da Lecar a novos mercados.

Após a inauguração da primeira concessionária da marca, em agosto deste ano, em São Caetano do Sul/SP (Lecar Lopes), a Lecar deu início à operação voltada a lojas multimarcas — que permite a nomeação como concessionaria com investimento de até R$ 150 mil, variando conforme o porte e estrutura de cada concessionário. Em poucos dias, novos contratos foram assinados e as próximas concessionárias serão inauguradas ainda em 2025 em São Paulo (Lecar Leste), São Bernardo do Campo (Lecar SBC), Marília (Lecar Marilia) e em Vitória, no Espirito Santo (Lecar Vix), consolidando a expansão da rede em ritmo acelerado em diferentes regiões do país.

“As novas lojas já estão em implantação e outras 90 estão em negociação avançada. São empresários do mercado de seminovos, com anos de atuação, que enxergam na Lecar a oportunidade de participar e fazer parte da historia do maior projeto de mobilidade sustentável do país. Nossa meta é concluir 2026 com mais de 150 concessionárias ativas em todo o Brasil”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.

Modelo de negócios disruptivo e sustentável

Com investimento equivalente a cerca de 5% do valor de uma concessionária tradicional, o formato Lecar aproveita estruturas existentes, oferecendo aos lojistas layout e mobiliário padronizados por fornecedores homologados. O modelo dispensa a formação de estoques, eliminando custos elevados e tornando o processo de adesão mais ágil e acessível. “A adesão de lojistas de todo o país demonstra o interesse na retomada da indústria automotiva nacional. Sabemos do orgulho que marcas como Gurgel e Puma despertaram no passado, e é isso que nos inspira a seguir acreditando mais que nunca nesta iniciativa”, destaca Assis.

A estratégia comercial da Lecar se apoia em três frentes complementares que se conectam entre si. São a expansão da rede nacional, baseada em parcerias com revendas de seminovos e usados em todo o país; a compra programada, modalidade de aquisição sem juros e com prazos flexíveis de 48, 60 e 72 meses com entrega do carro na metade do plano; e o Programa Executivos Lecar, que forma profissionais de vendas independentes com suporte técnico, capacitação contínua e acompanhamento institucional.

O programa conta atualmente com 20 profissionais treinados e habilitados e mais de 200 profissionais em treinamento online que estarão habilitados a realizar prospecções e relacionamento direto com clientes, enquanto as vendas são formalizadas nas concessionárias físicas, em conformidade com a Lei Ferrari (Lei nº 6.729/1979), que regulamenta a comercialização de veículos no Brasil.

Além disso, a marca implantará uma rede exclusiva de oficinas credenciadas, independente das revendas, dedicada à manutenção e serviços técnicos dos veículos híbridos flex elétricos. “Os lojistas manterão suas operações de usados e, ao mesmo tempo, integrarão ao portfólio os veículos da Lecar, ampliando seus negócios com o suporte de uma marca que nasce ouvindo o consumidor brasileiro”, explica Assis.

“Mais de 40 mil visitantes das redes sociais da Lecar já demonstraram interesse em conhecer a marca e acompanhar seus lançamentos”, de acordo com o executivo. “O programa de compra programada sem juros, que permite ao cliente receber o veículo na metade do plano, vem atraindo especialmente consumidores habituados a consórcios, que buscam alternativas planejadas de aquisição. Com a expectativa de crescimento da demanda após a participação da Lecar no Salão do Automóvel de São Paulo, vamos acelerar a nomeação de concessionárias em todo o país, consolidando as bases comerciais para o início das vendas em 2026”

Toda a estratégia comercial da Lecar está conectada ao seu plano de industrialização nacional. A fábrica de Sooretama (ES), atualmente em fase de homologação junto à prefeitura, terá capacidade de produção para 120 mil veículos por ano. A planta será referência em inovação, energia limpa e reaproveitamento de recursos, abrigando a produção dos dois primeiros modelos da marca: o SUV híbrido-flex Lecar 459 e a picape leve Lecar Campo, ambos com tecnologia 100% de tração elétrica e recarga via etanol, sem necessidade de tomada.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH