De volta às raízes, Nádia Figueiredo apresenta show solo Versatile in Concert em BH
Cantora sobe ao palco no dia 5 de agosto no Clube de Jazz do Café com Letras, em Belo Horizonte, com repertório que vai dos standards de jazz à MPB, passando por canções em italiano e francês
“Como o nome já diz, Versatile vem de versatilidade. E minha intenção com esse show é mostrar essa versatilidade vocal de forma sutil e suave”, explica Nádia, que começou a cantar ainda criança, em Belo Horizonte, influenciada pelo pai e pela avó. “Foi em casa que meu amor pela música nasceu.”
O repertório do show vai do Jazz à MPB, retratando bem o estilo da cantora. “O show tem, em sua maioria, standards de jazz, algumas canções marcantes da nossa música brasileira e também algumas poucas canções em italiano e francês”, adianta.
E ela não vem sozinha: o palco será dividido com três músicos de trajetória sólida. No piano, Evan Megaro, americano radicado em Belo Horizonte, com formação em jazz, doutor em performance de piano e especialista em choro e improvisação.
“O vi tocando em BH e me deparei com a incrível versatilidade do Evan, que transita no gênero clássico e popular com perfeição. Entrei em contato com ele ano passado e foi ele, com toda sua generosidade, quem me apresentou ao Clube de Jazz do Café com Letras. Fui a um show na casa para conhecer e amei não só o ambiente acolhedor, mas principalmente a música de qualidade”, conta Nádia.
No contrabaixo, Enéias Xavier, um dos nomes mais respeitados da cena instrumental mineira, já tocou com Milton Nascimento, Flávio Venturini e Chris Potter. Na bateria, André Limão Queiroz, mestre em percussão com passagens por festivais internacionais.
“Somos um quarteto. Eles são músicos extremamente experientes, generosos e com uma sensibilidade rara. É um privilégio dividir o palco com artistas desse nível”, completa.
Apesar de já ter cantado nos coliseus de Lisboa e do Porto, ao lado do sertanejo Daniel, e de ter gravado com ícones como Gilberto Gil e João Donato, a cantora diz que cantar em Belo Horizonte tem um sabor especial. “Sempre quis fazer um show solo na minha cidade. Tenho família e amigos lá, e sei que será emocionante.”
A apresentação também marca um momento de transição para Nádia, que já está trabalhando em um novo single a ser lançado em breve. “É como se eu estivesse me reconectando com minhas origens para seguir em frente com ainda mais força.”
Saiba mais sobre Nádia Figueiredo
Nádia Figueiredo começou sua trajetória musical ainda criança, tocando violão de ouvido aos 10 anos e depois se aprofundou nos estudos, com anos de aulas de violão e canto. A artista une com elegância as técnicas do canto lírico e popular — uma transição que hoje vive com naturalidade, deixando para trás os rótulos.
Já dividiu palco e estúdio com nomes como Gilberto Gil e João Donato, e participou de turnês ao lado de Plácido Domingo Jr. Também se apresentou em importantes teatros de Portugal. Nádia é ainda autora de um livro sobre técnica vocal e comanda seu próprio selo musical, no qual explora misturas entre música clássica, eletrônica e línguas pouco usuais. Atualmente, trabalha em seu próximo single, ainda sem data definida para lançamento.
https://nadiafigueiredo.com.br/
https://www.instagram.com/nadiafigueiredo/
Foto: Ricardo Penna