Novembro azul: a tecnologia na lutra contra o câncer
Com a previsão no aumento de casos, especialista em tecnologia explica como a automação pode reduzir esse índice
Mensalmente são feitas novas campanhas de conscientização para alertar a população sobre determinadas doenças. Desta vez, o destaque é o novembro azul, voltado para informar pessoas do sexo masculino sobre o câncer de próstata. Em um contexto cada vez mais digital, a tecnologia é um recurso indispensável para potencializar essa mensagem e auxiliar a área da saúde.
Autoridades alertam para o aumento do número de casos no Brasil
A partir dos dados do Ministério da Saúde e segundo a SBU – Sociedade Brasileira de Urologia, a doença matou 17 mil homens no Brasil em 2023, uma média de 47 por dia. Além disso, a comissão de câncer de próstata projeta o dobro de casos pelo mundo até 2040, passando de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040. A previsão também aponta um aumento de 85% do número de mortes (de 375 mil em 2020 para 694 mil em 2040).
Conforme a SBU, a busca por diagnóstico precoce é fundamental para reduzir esse quadro. “Nesse instante, a comunicação objetiva com a sociedade é o primeiro passo para pessoas mais orientadas no assunto e compreenderem a relevância de procurar o autocuidado”, observa Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP + IA.
Como a tecnologia impacta as campanhas de conscientização?
Para o executivo, levar a informação até o público alvo tende a ser uma estratégia melhor, especialmente nesses períodos. “O uso de ferramentas para automatizar a comunicação, pode torná-la acessível e objetiva. Os centros médicos conseguem usar sistemas, como chatbots, para reforçar campanhas como essa”, explica Mencaci.
Nesse cenário, o empresário ainda cita três maneiras de usar a automação para incentivar a procura por diagnóstico:
Mensagens personalizadas: os centros médicos ou clínicas de exames com atendimento urológico podem usar sua lista de clientes para relembrar a importância desse cuidado. Além de apresentar o panorama de casos, podem alertar sobre sintomas e os riscos de não observar a saúde.
Agendamento automático: quando o processo de busca por ajuda médica parece burocrático, a tendência é a procrastinação. Para contornar esse mal hábito, é possível usar a tecnologia para agendamentos automáticos. Assim, por meio de poucas mensagens, o paciente consegue uma consulta.
Envio de promoções ou condições especiais: a fim de incentivar, é essencial o espaço de saúde se alinhar com a campanha. Nesses instantes, enviar, diretamente no celular, condições especiais para os exames, ou até mesmo, gratuitas, deixa o indivíduo mais interessado em iniciar essa mudança de hábitos.
Por fim, o representante da Total IP+IA reforça a importância dessa parceria entre saúde e inovação. “O impacto da tecnologia nesse campo não é recente. Além de aprimorar os tratamentos, ela também é indispensável para mostrar a sua existência na sociedade”, finaliza.