Parceria que potencializa a eficiência no campo

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Syngenta Digital e BemAgro: Parceria que potencializa a eficiência no campo

Colaboração conecta mais de 100 mil hectares à transformação digital no Nordeste.

A Syngenta Digital, referência global em soluções digitais para o agronegócio, e a BemAgro, agtech brasileira que vem se consolidando como uma das mais promissoras da nova geração, especializada em agricultura inteligente com uso de inteligência artificial, firmaram uma parceria comercial estratégica voltada à integração de tecnologias que ampliam a eficiência do produtor rural.

“Esta parceria representa um marco significativo na digitalização nos canaviais. Ao combinar nossas tecnologias, estamos oferecendo aos produtores uma solução completa e integrada, que abrange desde o planejamento até a execução e monitoramento das operações agrícolas”, afirma Larissa Vieira, Head Comercial da Syngenta Digital.

A primeira ação conjunta das empresas foi a Rota Nordeste, uma iniciativa que levou inovação ao campo por meio da aplicação prática de soluções digitais adaptadas às necessidades dos agricultores da região.

Realizada entre os dias 21 e 30 de maio, a Rota percorreu os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia com o propósito de fomentar o uso de tecnologias digitais em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do país. A jornada envolveu visitas técnicas a usinas e associações agrícolas, totalizando mais de 3.000 quilômetros rodados e mais de 100 mil hectares mapeados para digitalização.

A iniciativa marca um avanço no plano de expansão da BemAgro, que acelera a transformação digital no campo com soluções baseadas em inteligência artificial, visão computacional e automação. Em sinergia com a Syngenta Digital — reconhecida por conectar produtores, dados e resultados —, a parceria, que hoje monitora 20% da produção de cana na região, reafirma o compromisso das empresas com uma agricultura mais eficiente, sustentável e orientada por decisões inteligentes em todas as fases do ciclo produtivo.

Visitas estratégicas com foco em excelência operacional
A rota envolveu visitas técnicas a unidades reconhecidas nacionalmente por sua contribuição ao setor sucroenergético, como:

• Usina Caeté – São Miguel dos Campos (AL)

• Japungu Agroindustrial – Santa Rita (PB)

• Usina Porto Rico – Campo Alegre (AL)

• Asprovac (Associação dos Plantadores de Cana do Vale do Coruripe) – Coruripe (AL)

• RC Agrícola – Campo Alegre (AL)

• São José Agroindustrial – Igarassu (PE)

• Usina Santo Antônio – São Luiz do Quitunde (AL)

• Usina Seresta – Teotônio Vilela (AL)

• Agrovale – Juazeiro (BA)

Durante os encontros, as equipes apresentaram as seguintes soluções digitais da BemAgro:

Field Planning – Ferramenta de inteligência artificial para simular cenários e gerar projetos de linhas automaticamente.
Field Monitoring – Ferramenta de inteligência artificial para detectar plantas daninhas e gerar zonas de manejo para aplicação em taxa variável.
Field Control – Ferramenta de IA para restituição de linhas, detecção de falhas de plantio, análise de paralelismo e contagem de plantas.

“O Cropwise Protector oferece uma gestão do canavial de ponta a ponta, independentemente do momento da safra. Quando integrado às soluções da BemAgro, criamos um fluxo de trabalho poderoso e eficiente”, explica Larissa Vieira.

A sinergia entre as tecnologias potencializa o manejo e a tomada de decisão do produtor. Por exemplo, o Cropwise Protector permite fazer apontamentos precisos para identificar problemas no campo, como a presença de plantas daninhas. Essas informações direcionam voos de drone, cujas imagens são processadas pelas ferramentas de IA da BemAgro que indentifica as plantas daninhas, o respectivo tipo e espécie para, gerar mapas de aplicações localizadas de herbicidas, com exportação direta, compatível com as principais máquinas agrícolas e drones de pulverização do mercado.

Comprometidos com o que realmente importa: excelência no campo, para quem está no centro de cada decisão

“Esta parceria representa um marco significativo na digitalização nos canaviais. Ao combinar nossas tecnologias, estamos oferecendo aos produtores uma solução completa e integrada, que abrange desde o planejamento até a execução e monitoramento das operações agrícolas”, afirma Larissa Vieira, Head Comercial da Syngenta Digital.

A primeira ação conjunta das empresas foi a Rota Nordeste, uma iniciativa que levou inovação ao campo por meio da aplicação prática de soluções digitais adaptadas às necessidades dos agricultores da região.

Realizada entre os dias 21 e 30 de maio, a Rota percorreu os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia com o propósito de fomentar o uso de tecnologias digitais em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do país. A jornada envolveu visitas técnicas a usinas e associações agrícolas, totalizando mais de 3.000 quilômetros rodados e mais de 100 mil hectares mapeados para digitalização.

A iniciativa marca um avanço no plano de expansão da BemAgro, que acelera a transformação digital no campo com soluções baseadas em inteligência artificial, visão computacional e automação. Em sinergia com a Syngenta Digital — reconhecida por conectar produtores, dados e resultados —, a parceria, que hoje monitora 20% da produção de cana na região, reafirma o compromisso das empresas com uma agricultura mais eficiente, sustentável e orientada por decisões inteligentes em todas as fases do ciclo produtivo.

Visitas estratégicas com foco em excelência operacional
A rota envolveu visitas técnicas a unidades reconhecidas nacionalmente por sua contribuição ao setor sucroenergético, como:

• Usina Caeté – São Miguel dos Campos (AL)

• Japungu Agroindustrial – Santa Rita (PB)

• Usina Porto Rico – Campo Alegre (AL)

• Asprovac (Associação dos Plantadores de Cana do Vale do Coruripe) – Coruripe (AL)

• RC Agrícola – Campo Alegre (AL)

• São José Agroindustrial – Igarassu (PE)

• Usina Santo Antônio – São Luiz do Quitunde (AL)

• Usina Seresta – Teotônio Vilela (AL)

• Agrovale – Juazeiro (BA)

Durante os encontros, as equipes apresentaram as seguintes soluções digitais da BemAgro:

Field Planning – Ferramenta de inteligência artificial para simular cenários e gerar projetos de linhas automaticamente.
Field Monitoring – Ferramenta de inteligência artificial para detectar plantas daninhas e gerar zonas de manejo para aplicação em taxa variável.
Field Control – Ferramenta de IA para restituição de linhas, detecção de falhas de plantio, análise de paralelismo e contagem de plantas.

A Syngenta Digital também levou à rota uma série de iniciativas e soluções que reforçam sua atuação e compromisso com o avanço da agricultura digital nos canaviais, entre elas o Cropwise Protector, solução digital que ajuda na coleta de dados confiáveis em campo e os transforma, por meio da tecnologia de ponta, em resultados prontos para o uso. Com ele, além de monitorar de forma digital e georreferenciada pragas e doenças, as usinas podem avaliar processos em todos os momentos da safra, do plantio à colheita. É uma ferramenta flexível e customizável, sendo muito utilizada pelos times de pragas, qualidade e operações dentro das usinas.

“O Cropwise Protector oferece uma gestão do canavial de ponta a ponta, independentemente do momento da safra. Quando integrado às soluções da BemAgro, criamos um fluxo de trabalho poderoso e eficiente”, explica Larissa Vieira.

A sinergia entre as tecnologias potencializa o manejo e a tomada de decisão do produtor. Por exemplo, o Cropwise Protector permite fazer apontamentos precisos para identificar problemas no campo, como a presença de plantas daninhas. Essas informações direcionam voos de drone, cujas imagens são processadas pelas ferramentas de IA da BemAgro que indentifica as plantas daninhas, o respectivo tipo e espécie para, gerar mapas de aplicações localizadas de herbicidas, com exportação direta, compatível com as principais máquinas agrícolas e drones de pulverização do mercado.

Comprometidos com o que realmente importa: excelência no campo, para quem está no centro de cada decisão

*Representando a BemAgro estavam Diego Raymundo (Head Comercial), Roger Abud (Gestor Nacional de Cana-de-Açúcar) e Nicolas Roncato (Head de Operações). Juntos, atuaram lado a lado com Bryan Dias (Representante Técnico de Vendas) e Márcio Melquiades (Customer Success) da Syngenta Digital, promovendo uma abordagem conjunta e altamente técnica para mapear oportunidades e propor soluções sob medida.

“Participar da Rota Nordeste foi uma experiência única. Estar em contato direto com os produtores, ouvindo suas realidades, desafios e necessidades, nos permite entender com mais profundidade o que realmente importa no campo. Essa vivência reforça nosso compromisso em levar inovação com propósito, mostrando como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma prática e estratégica para apoiar a tomada de decisões e aumentar a eficiência das operações agrícolas. É a partir dessa escuta atenta que nascem soluções que fazem sentido e geram valor”, destaca Diego Raymundo, Head Comercial da BemAgro.

Mais do que uma rota de visitas, essa jornada marca um passo firme da BemAgro e Syngenta Digital rumo à excelência e à expansão dos negócios no agronegócio brasileiro. Ambas compartilham uma visão de futuro onde a inovação é acessível, os resultados são mensuráveis e a agricultura é conduzida com inteligência.

“A parceria com a Syngenta Digital é um passo estratégico na nossa missão de democratizar o acesso à agricultura digital. Unimos forças para entregar mais que tecnologia: reduzir custos, promover a sustentabilidade e incrementar o potencial produtivo com inteligência para todos os momentos da safra. Juntas, BemAgro e Syngenta Digital seguem cultivando o futuro da agricultura mais eficiente, sustentável e orientada por dados” encerra Johann Coelho, CEO e Founder da BemAgro.

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