Pressão das proteínas e atividade aquecida mantêm projeção do IPCA acima da meta

PUBLICIDADE

inflacao-perde-forca-pelo-2o-mes-seguido-e-fecha-abril-em-0,43%

Pressão das proteínas e atividade aquecida mantêm projeção do IPCA acima da meta, aponta GEP Brasil

A GEP Brasil projeta o IPCA de 2025 em 4,9%, acima do teto da meta de 4,5% definida pelo Conselho Monetário Nacional. O número, segundo análise da empresa, reflete a persistência de pressões inflacionárias, principalmente no grupo de alimentação, que, em 12 meses, acumulou alta de 7,3% até maio. O maior impacto vem das carnes: carne bovina subiu, em média, 24% no período, enquanto carne suína avançou 21% e carne de frango, 11%. A inflação do item “carnes” no acumulado até maio chegou a 23,5%, com forte influência da carne bovina.

Outro fator relevante é o ritmo da atividade econômica. Mesmo com juros elevados, o PIB segue aquecido – com crescimento de 3,5% nos quatro trimestres encerrados em março –, o que sustenta o consumo e dificulta a desaceleração da inflação no curto prazo.

Por outro lado, os preços internacionais das commodities vêm apresentando recuo, e o câmbio mostrou alívio nos últimos meses, o que reduz a pressão sobre os preços em reais. Isso tem levado o mercado a revisar para baixo as projeções inflacionárias para 2026, que, na avaliação da GEP Brasil, deve convergir para 4,5%.

Ainda em 2025, o cenário das proteínas continua sendo observado com cautela. A combinação entre a alta dos grãos, como milho e soja, que impactam os custos de ração, e o aumento no preço do boi gordo no mercado internacional pode manter a pressão sobre os preços das carnes. Mesmo com expectativa de desaceleração no ritmo de alta, esse grupo ainda representa risco para o controle da inflação ao longo do ano.

“A inflação segue sensível a choques de oferta, especialmente em alimentos, enquanto a atividade aquecida limita os efeitos da política monetária. Mesmo com alguma descompressão cambial e queda nas commodities, ainda há fatores de pressão relevantes no curto prazo”, afirma Tânia Gofredo, economista-chefe da GEP Brasil.

 

Sobre a GEP Brasil:

A GEP Brasil é a operação nacional da GEP, empresa global líder em soluções para Procurement e Supply Chain, com presença em mais de 110 países. Reconhecida pela excelência em tecnologia, consultoria e serviços gerenciados, seu portfólio inclui plataformas como GEP SMART™ (gestão de gastos), GEP QUANTUM™ (inteligência artificial aplicada a compras) e GEP COSTDRIVERS™ (inteligência de custos). Com mais de 7 mil profissionais no mundo e 500 clientes no Brasil, a GEP ajuda as maiores empresas do país a despertar o poder da gestão de gastos com decisões mais inteligentes, eficientes e integradas. A companhia é líder no Magic Quadrant™ 2025 da Gartner para plataformas Source-to-Pay, ocupa a primeira posição em 12 categorias do SolutionMap Spring 2025 da Spend Matters e é reconhecida pelo Everest Group pela excelência em seus serviços.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima
×

Converse com nosso time no WhatsAPP

× O Metro BH