Projeto de intervenção artística e social focada em sustentabilidade e bem-estar leva poesias para ouvir, com experiência imersiva e sensorial
Realejo do Cultivo acontece em feiras livres durante todo o mês de julho
Participar do realejo é adentrar um portal invisível, desses que só se abrem à escuta atenta. Basta sentar-se na espreguiçadeira e permitir-se a entrega: fones de ouvido repousam sobre as orelhas, silenciando o mundo lá fora, enquanto a poesia ecoa no coração. Um realejo moderno, com vestes circenses e alma itinerante, guiado pelas mãos do artista e agrofloresteiro Anderson Maurício, oferece mais do que versos – oferece uma experiência sensorial profunda. No ar, o aroma fresquinho de manjericão e de outras ervas despertam os sentidos, criando uma atmosfera que mistura palavra, aroma e presença. Em meio a feiras livres e/ou bibliotecas, o público é acolhido pela intervenção artística. Em junho, essa experiência sensorial percorreu cinco BiblioSescs, levando encantamento a Franco da Rocha, Barueri, Osasco e São Paulo.
Este é o projeto Realejo do Cultivo, criado pelo ator e agrofloresteiro Anderson Maurício, criado a partir de sua vivência com outra iniciativa ligada à agrofloresta: o Espaço Casa Floresta, que transforma quintais periféricos em quintais agroflorestais.
A ação é inspirada nos antigos realejos para incentivar a leitura, o contato com a natureza e a poesia, e inspira as pessoas a olhar para si, dar uma pausa no dia a dia e “ouvir” o coração, além de perceber o outro e seu entorno, de maneira lúdica. Quem encontra o Realejo em uma feira livre de frutas, em bibliotecas, em parques ou outro espaço coletivo, como as demais feiras, pode ouvir poemas que nos conectam com a natureza e com a essência humana. O projeto traz ainda muitas reflexões sobre a questão ambiental e permite que as pessoas tenham mais contato com o universo literário, de forma lúdica e gratuita.
“A partir da publicação do livro, além da minha vivência como ator e com projetos de agricultura sustentável, surgiu a vontade de levar a poesia para espaços coletivos, especialmente as feiras livres, como um ato de amor à terra e o encontro conosco, com nossas missões de vida”, diz Anderson Maurício.
Desde sua criação, em 2022, o Realejo do Cultivo já esteve em diversas feiras livres, bibliotecas públicas, entre outros espaços como a Flipoços, A Feira do livro do Pacaembu, Flipei, Feira Nacional da Reforma Agrária e em diversos Sescs da capital paulista e arredores. Agora, o Realejo está em nova temporada que passará nos meses de julho e agosto por diversas localidades, onde as pessoas podem interagir com o projeto e com seu criador. Veja abaixo a programação completa.
Sobre o criador do projeto Realejo do Cultivo
Anderson Maurício nasceu em São Paulo, é ator, diretor e gestor cultural. É fundador da companhia de teatro Zózima Trupe. Anderson realiza projetos que mesclam cultura, sustentabilidade e desenvolvimento social, como o Casa Floresta e o livro Oráculo da Missão. O teatro, assim como a agricultura e a poesia, foi semeado como possibilidade de imaginar um outro (corpo-mente-espírito) e junto o desejo de superar as dificuldades de um ser periférico que é.
Programação experiência imersiva Realejo do Cultivo:
Feiras Livres
10/07 – quinta-feira – Rua Pio XII (Bela-Vista) – 07:30 às 13:30
11/07 – sexta-feira – Rua Vitorio Emanuel (Cambuci, próximo a Liberdade) – 07:30 às 13:30
18/07 – sexta-feira – Praça Charles Muller (Pacaembu) – 07:30 às 13:30
19/07 – sábado – Rua Jaraguá (Bom Retiro) – 07:30 às 13:30
24/07 – quinta-feira – Rua Martim Francisco (Santa Cecília) – 07:30 às 13:30
Feira Literária
06 a 10/8 – FLIPEI – Praça das Artes – SP – 10h às 17h
Por onde o Realejo do Cultivo já passou em 2025:
1. Biblioteca Secult Itaquá – (Sarau) – 24/04 – Vila Virgínia – Itaquaquecetuba – SP
2. Fábrica de Cultura Jd. São Luís – 29/04 – Jardim São Luís, São Paulo – SP,
3. Biblioteca CEU Formosa – 06/05 – Parque Santo Antônio, São Paulo – SP
4. Ocupação Cultural Mateus Santos 12/05 – Jardim Belém, São Paulo – SP
5. Biblioteca Gilberto Freyre – 16/05 – Parque Luis Mucciolo, São Paulo – SP
6. Biblioteca Itaim Paulista – 22/05 – Itaim Paulista, São Paulo – SP
7. Biblioteca Comunitária Opereta 24/05 – Vila Sopreter, Poá SP
8. Biblioteca Pública Hans Christian Andersen – 28/05 – Tatuapé, São Paulo – SP
9. Biblioteca Rubens Borba de Moraes – 18/06 – Jardim Matarazzo, São Paulo – SPT
SESCs
10. Dia 4/06 – CEMEIEF Profº Darcy Ribeiro/Osasco.
11. Dia 05/06 – EMEF Júlio Gomes Camisão/Barueri.
12. Dia 10/06 – Praça Copacabana/Rua Ipanema, s/nº – Barueri.
13. Dia 12/06 – Parque da Cidade – Itapevi.
14. Dia 17/06 – Em frente à Casa de Cultura Marielle Franco – Franco da Rocha