COP Nordeste em Fortaleza reúne governadores dos estados da região. O encontro acontece até amanhã e integra a terceira Conferência Internacional sobre o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido.
O governador Elmano de Freitas, anfitrião do evento, destacou o compromisso da região com a transformação ecológica sustentável em união com diversos setores econômicos.
“Aqui na COP Nordeste nós estamos nos preparando para a COP30 em Belém. Temos um acúmulo de discussões muito importantes sobre um bioma específico do Nordeste, único no mundo, que é a Caatinga, com várias iniciativas que precisamos desenvolver. Temos unidade no Nordeste para promover um novo modelo de desenvolvimento que envolva a transição energética, com justiça social e uma nova indústria para o Brasil e e no nordeste”, afirmou.
Durante o encontro, os governadores também lançaram o plano Nordeste, que consiste em uma chamada pública para o fomento à industrialização na região. Os projetos submetidos preveem investimentos de mais de 120 bilhões de reais.
Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, ressaltou a importância desse investimento:
“Precisamos de mais crédito para as empresas. Havia a discussão de que faltavam projetos, mas a chamada Nordeste demonstrou o contrário: recebemos propostas da ordem de R$ 127 bilhões de reais. Ou seja, não é a falta de projetos, e sim a necessidade de um olhar mais específico para a região”.
Na ocasião, também foi apresentado o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e assinado um acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Nordeste e a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação.
1:53